The cook

São Paulo
Planner, se é que isso diz alguma coisa...

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Zapping a serviço da publicidade?

Ontem à noite eu estava assistindo ao programa "Na hora do intervalo", no Multishow, quando vi pela primeira vez em minha vida um comercial de tv multiveículos. Eu ainda não procurei no Google para ver se existe tal conceito, mas particularmente eu chamaria assim.

(Apenas para deixar claro, a propaganda não fazia parte do programa - que exibe comerciais engraçados do mundo inteiro - mas sim do próprio horário comercial da emissora).

O anunciante é a Nokia, e o comercial integra a segunda fase da campanha "A música nos conecta". Veja-o abaixo antes de eu explicar por que ele me chamou a atenção:



Eis a idéia:
Esse comercial e uma outra versão dele (seguindo a mesma linguagem audiovisual) foram transmitidos simultaneamente nos canais Multishow e GNT. Mas havia um detalhe que não aparece no vídeo acima. Um locutor em off dizia a seguinte mensagem (no comercial do Multishow): "Para você ver como a música nos conecta, coloque sua televisão no canal 41 (GNT) e veja a Dani e a Gabi ouvindo a mesma música desse comercial". Nesse momento um pequeno quadro era mostrado no canto da tela com imagens do comercial que estava sendo transmitido no 41, e se você mudasse de canal veria que elas realmente estavam ouvindo a mesma música.

Minha reação imediata foi mudar de canal para entrar na brincadeira, mas aí lembrei que meu pacote da Net é o basico e por isso não tenho GNT... :(

Independente disso, acredito que a mecânica também deva ter acontecido no caminho inverso (locutor em off no canal GNT convidando telespectador a mudar para o Multishow).

Idéias assim comprovam uma tendência apontada no festival de Cannes este ano: "Criação é mídia, propaganda é conteúdo" (foi o tema de uma das palestras, mas infelizmente eu não consigo me lembrar quem era o palestrante). Esse é um típico caso onde a criatividade reside na maneira como a própria mídia foi utilizada para materializar o conceito da campanha.

São de idéias assim que precisamos para vencer a mesmice que invade nosso horário comercial. Se formos bem sucedidos não precisaremos mais temer o efeito zapping, uma vez que ele pode até jogar a nosso favor.


* Maçã e iogurte de morango *

Nenhum comentário: