The cook

São Paulo
Planner, se é que isso diz alguma coisa...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Yellowdoor


O filme da família mais famosa do mundo precisava realmente ser o mais divulgado do mundo?

Esse é o questionamento que me veio à cabeça quando li uma matéria sobre o novo lançamento da Samsung: a edição limitada de um celular amarelo dos Simpsons. Integrante da família "Slim" da marca, o aparelho já vem com conteúdo exclusivo do filme, transformando-o em ítem de colecionador.

Para quem acompanha a movimentação do mundinho publicitário, essa notícia soma-se a muitas outras que relataram a grande variedade de ações promocionais para divulgar o filme da família amarela mais querida de Springfield.

Vimos de tudo: kwik e-mart, simpsonize me, donuts na estátua da liberdade, donuts no cristo redentor (pra divulgar a chegada do filme no Brasil), caminhão pelas rodovias francesas, desenhos misteriosos em plantações, eleição da Springfield oficial, parceria com companhia aérea, Xbox 360 dos Simpsons, e por aí vai...

Eu, particularmente, achei todas essas ações muito criativas. E elas atendem uma necessidade preemente por maneiras diferenciadas de atrair (e reter) a atenção das pessoas (sempre que possível vamos tentar não chamá-las de consumidores).

Mas será que era realmente necessário fazer tanto barulho?

Sim!

O conjunto dessas ações promocionais contribuiu para recriar a atmosfera do desenho animado, que após 18 temporadas luta para manter viva sua essência. Esse enorme esforço publicitário desperta o interesse de simpatizantes do desenho que andavam meio desligados, distantes.

É o meu caso. Adoro o desenho, mas já não venho acompanhando as últimas temporadas. Além do mais, há sempre aquele receio: será que veremos algo novo ou vai ser mais do mesmo? Toda essa divulgação ofuscou a resposta, destacando a pergunta e transformando-a em uma catalizadora de público.

Enfim, os publicitários responsáveis pela campanha de divulgação do filme conseguiram o que muitas marcas querem hoje, gerar buzz e envolver o público.

Resolvi escrever esse post justamente porque li em muitos blogs que as ações de divulgação do filme dos Simpsons eram exageradas, desnecessárias. Se os argumentos que apresentei não bastaram para mostrar o contrário, é melhor alguém ligar para a Coca-Cola e avisar que eles já podem parar de investir milhões em comunicação. O raciocínio é o mesmo.


* Banana com mel, bolachas e toddynho *

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