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São Paulo
Planner, se é que isso diz alguma coisa...

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Foco no consumidor


Focus group: técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experimentado. O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir. Os focus groups são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

Ontem assisti a um focus group (não posso revelar o cliente e nem os objetivos da pesquisa) e isso me lembrou como é mais fácil - e agradável - planejar com o consumidor participando do processo. Você está ali, atrás daquele espelho misterioso, enquanto pessoas com um perfil pré-determinado falam de sua marca ou produto. E a simplicidade dessas palavras é diretamente proporcional à atenção com a qual devemos ouví-las.

É claro que nunca devemos seguir à risca aquilo que detectamos na pesquisa, mas ela nos fornece uma excelente matéria-prima para nosso trabalho. Devemos observar muito bem os movimentos dos entrevistados, analisar suas reações, anotar as frases mais impactantes e confrontá-las com os objetivos da marca. Mas talvez o mais importante seja a sua interpretação desse material, o seu feeling. Tudo é uma questão de como você descasca a cebola.

Como diria Jon Steel em seu famoso livro "A arte do Planejamento", nas mãos erradas até a melhor das pesquisas é perigosa.

Obviamente a pesquisa não deve ser nossa única ferramenta de trabalho. Devemos observar as pessoas em seu "habitat natural", buscar referências (principalmente na vida), sentir os movimentos ao nosso redor, analisar tendências e trazer de volta aquela bagagem cultural acumulada com tanta leitura... :)

Enfim, cada um possui seu próprio processo criativo e lógica de raciocínio. O que eu gostaria de dizer com esse post é apenas que você não exclua o consumidor desse processo/lógica.

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