The cook

São Paulo
Planner, se é que isso diz alguma coisa...

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Sua marca está em jogo?


Você provavelmente conhece o jogo "Papel, pedra, tesoura".

Apesar da maioria de nós ter utilizado o "2 ou 1" com mais frequência para tomar decisões importantes na infância, o "Papel, pedra, tesoura" acabou desembarcando em nosso país com os imigrantes japoneses (lá eles chamam o jogo de "Janken") e ganhou fama entre a criançada .

E daí? E daí que existe uma sociedade mundial dos praticantes do jogo. É a World RPS Society (Rock, Paper, Scissors), cujo slogan é (acreditem!) "Serving the needs of decision makers since 1918".

Quando vi o site pela primeira vez, pensei: "Deve ser algum tipo de brincadeira". Mas pelo jeito não é. Existe até mesmo um campeonato mundial de "Papel, pedra, tesoura"! (Neste ano vai acontecer no dia 13 de outubro em Toronto, Canadá... você já tem programa para esse dia? Olha que o prêmio principal é de U$ 7.000,00!!!).

O site também explica como jogar, vende camisetas temáticas, tem galeria de fotos e vídeos, manual de estratégias avançadas, treinos online e tudo que você precisa saber para se profissionalizar nesse jogo extremamente divertido e envolvente (para quem não percebeu, isso foi uma ironia).

Enfim, tem maluco para tudo. Esse é justamente o learning que devemos tirar desse post. Se pessoas criam uma comunidade com um tema tão banal, geram conteúdo e um vasto material de leitura e organizam encontros e campeonatos, por que essas mesmas pessoas não se envolveriam com a sua marca, que gasta milhões para isso?

Colocarei aqui três hipóteses que me vêm à mente, mas fica a reflexão:
1. Sua marca não possui em essência nenhum diferencial competitivo.
2. Você não está conseguindo criar mecanismos de envolvimento relevantes para as pessoas.
3. Os pontos de contato nos quais você está tentando falar com seu consumidor não são os mais adequados.

Apenas não se deixe iludir. Existe louco para tudo, mas sua marca se apropriar do jogo "2 ou 1" certamente não será a solução.




* Banana, Iogurte e Misto quente *

Nenhum comentário: