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segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A J&J vai precisar de um Band-Aid?


A Johnson & Johnson está processando a Cruz Vermelha.

E o motivo pelo qual estou escrevendo este post é justamente a causa do processo, uma curiosidade que eu não sabia.

A cruz vermelha (símbolo) é uma marca que pertence à empresa farmacêutica, registrada em 1887. A Cruz Vermelha (instituição) é uma organização não-lucrativa que ajuda milhares de pessoas carentes ao redor do mundo com serviços médicos gratuitos, e por isso a Johnson & Johnson lhe cedeu o direito de uso da marca. Afinal ia ficar estranho a Cruz Vermelha (American Red Cross) ter como logo uma cruz azul (não, não foi por isso).

Mas o acordo não previa o licenciamento da marca para a venda de produtos. Foi isso que aconteceu. A American Red Cross estava usando a marca, pertencente à Johnson & Johnson, em produtos vendidos ao consumidor final.

Eu nunca li o acordo (graças a Deus!), mas à primeira vista me parece que a Johnson & Johnson está procurando sarna para se coçar. Sob os holofotes da mídia, um processo contra uma das mais famosas organizações filantrópicas do mundo pode pegar mal. A multinacional certamente deve estar no seu direito, mas até explicar isso para o grande público...

E agora quando a J&J veicular anúncios de Band-Aid? Vai ser um prato cheio para os "avatares de porco" (espírito de porco on-line), que poderão inundar a internet com vídeos e apresentações em PowerPoint prejudiciais à marca (tonalidade: enquanto a J&J tenta vender Band-Aid para você, ele tira à força de milhares de crianças doentes na África).

Será que não dava para resolver isso nos bastidores?

Uma ocorrência como essa pode ferir gravemente a imagem da marca Johnson & Johnson.
E nesse caso a American Red Cross não vai poder fazer nada para ajudar. Muito pelo contrário.


* Pão de queijo e suco de laranja *

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