The cook

São Paulo
Planner, se é que isso diz alguma coisa...

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Verde = Bom?


Nossa percepção coletiva do verde está mudando?

Essa pergunta dá início a um post sobre semiótica, que li recentemente no blog da Fallon gringa. O texto apresenta um raciocínio bem simples, mas que nos faz refletir sobre a "onda eco-responsável" que ganhou muita força em todas as esferas sociais. Por isso mesmo passou a fazer parte do discurso de muitas marcas e, consequentemente, de muitos publicitários.

Não vou discutir aqui as possíveis intenções obscuras das marcas ao inflamar o discurso verde em sua comunicação (importância real X oportunidade comercial), mas sim apresentar uma consequência interessante desse discurso.

Toda cor carrega consigo uma carga simbológica com significados que despertam as mais variadas sensações e lembranças.

Por exemplo...
Preto = morte, poder, elegância
Vermelho = paixão, fogo, perigo
Verde = Terra, crescimento, dinheiro

Verde = Terra. Certo. Mas será que a atual preocupação social com questões ambientais e ecológicas não está alterando nossa percepção do verde? Será que essa onda de preservação do meio-ambiente não está fazendo o verde ficar ainda mais verde?

O texto defende que sim. Para a autora, uma nova associação está se desenvolvendo:
Verde = Bom.

Estamos realmente diante uma mudança na forma como as pessoas percebem o verde? Eu particularmente acredito que isso seja bem possível, mesmo porque nem sempre o vermelho representou paixão ou o preto representou morte (para ver como essa é uma questão cultural, no Japão a cor que representa a morte é o branco).

Se essa mudança na percepção das pessoas realmente ocorrer, como ficarão as marcas que já utilizam a cor verde em sua comunicação? Serão beneficiadas por isso?

Ainda é muito cedo para responder, mas vale a pena passar a observar essa (possível) mudança, e o reflexo dela na forma como as pessoas vêem as marcas.




Alguém aí ficou com vontade de tomar um café quentinho do Starbucks? Parece tão natural... ;)


* Banana, iogurte de morango e gelatina de uva *

Nenhum comentário: