The cook
- Gustavo Gontijo
- São Paulo
- Planner, se é que isso diz alguma coisa...
sábado, 4 de agosto de 2007
Comunicação na Era da Cauda Longa
Ao navegar pelo blog ADivertido, deparei-me com esse post.
Foi então que o grande poder de sedução da internet começou a agir sobre mim. Afinal, aquele livro que parecia tão interessante estava ali, a um clique. Tão longe, tão perto.
Eu não precisaria visitar nenhuma loja, mesmo porque provavelmente o livro ainda não pode ser encontrado por aqui. Bastava inserir os dados de meu cartão de crédito e em pouco tempo ele estaria em minhas mãos.
Você já sabe qual é o final da história.
Exemplos rotineiros como esse são o reflexo das mudanças que a internet causou em nossas vidas e, consequentemente, no modo que consumimos. É o que muitos estão chamando de "The Long Tail". Essa teoria diz que negócios como o Amazon.com - que possuem grande poder de distribuição - favorecem a venda de uma grande quantidade de produtos nichados em pequenos volumes em detrimento de produtos populares em grande volume.
Resumindo "The Long Tail" em uma frase: o futuro dos negócios é vender 'menos' (quantidade) de 'mais' (produtos).
E isso muda completamente a forma como encaramos a comunicação. Não que a mídia de massa fique obsoleta, ou que esforços pulverizados de publicidade sejam a solução. Nesse novo contexto, devemos ter sempre em mente qual produto queremos vender, e para quem pretendemos realizar essa venda.
Se você quer vender uma geladeira para donas de casa com baixo poder aquisitivo, a mídia de massa ganha força e talvez seja onde você deva concentrar seus esforços. Mas se você quer vender um livro de comunicação de marca não-convencional, muito provavelmente uma simples menção em um blog de propaganda é o suficiente.
Mas o melhor é que, com a popularização do acesso à internet, tanto a geladeira quanto o livro poderão ser adquiridos por impulso, no exato momento do impacto da comunicação. Foi assim comigo. Será assim com você?
(Caso alguém tenha lido esse post e comprado o livro, deixe um comentário :)
* Maçã *
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário