The cook

São Paulo
Planner, se é que isso diz alguma coisa...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Marketing com gostinho de infância

Ontem deparei-me com algo que me fez lembrar minha infância.
Época em que ganhava dinheiro dos meus pais para ir à padaria, comprar pão e leite, e ficava na torcida para que houvesse troco.
Tudo para dizer ao balconista: "Pode me dar o troco em balinhas". Nada de Trident, Halls, Mentos ou qualquer uma dessas marcas construídas - mais recentemente - com grandes esforços de comunicação. O que eu queria eram aquelas balinhas que vinham em embalagens individuais, como Icekiss ou Freegells. "3 por 10 centavos". Pequenas porções de refrescância (vide imagem ao lado).

Ontem fui à padaria. E quando percebi estava pedindo o troco em balinhas. O balconista me deu 5 balas Icekiss, e foi justamente isso que me levou de volta àqueles tempos áureos. Abri a primeira e fui logo vendo qual era o tema da figurinha, que antigamente ia de xavecos a desenhos animados. Qual não foi minha surpresa ao ver a foto de duas meninas e os dizeres (em uma balão de texto): "Primas tudo de bom!!! rs". Foi então que eu descobri qual era o tema. Ice Clicks. E no canto da figurinha um call-to-action: "Fique VIP num click - www.icekiss.com.br".

Sim meus amigos! User Generated Content nas figurinhas da balinha que eu consumia em minha infância, quando eu nem sabia ao certo o que era publicidade. No site descobri a mecânica da ação. O consumidor envia sua foto com uma mensagem personalizada e ela pode entrar na linha de produção e virar figurinha. Mas o melhor de tudo é que eles criaram a seção "Os figuras", onde publicam as fotos não selecionadas -> "Eles não viraram figurinha mas são uma figura". E assim evitam maiores problemas com eventuais consumidores desiludidos. Excelente.

O que me deixa ainda mais surpreso é o fato de que marcas bem mais estruturadas, com grandes verbas de comunicação, não possuem a sensibilidade de pensar em ações desse tipo. Teimam em insistir no velho feijão com arroz. Isso prova que nem sempre é preciso muito dinheiro para implementar boas idéias - que geralmente são simples.

Para complementar, o site das balas Icekiss tem um visual moderno e uma linguagem jovem, totalmente adequado ao público que pretende impactar.

Enquanto isso a concorrência - Freegells - mantém um site ultrapassado e sem graça, com uma cara bem institucional. O foco está nos produtos, e não no consumidor. Bola fora!

Se eu pudesse voltar no tempo não pediria mais o troco em balinhas, mas sim em Icekiss.


* Pêra, banana e iogurte de morango *

Um comentário:

Roberta Oliveira disse...

Muito bom esse gostinho de infância...
Engraçado que as meninas dessa figurinha são minha irmã e minha prima!!!rsrs