The cook

São Paulo
Planner, se é que isso diz alguma coisa...

sábado, 29 de setembro de 2007

Masturbe seu ego


Se você trabalha em uma agência de comunicação sabe que o tamanho dos egos é algo que definitivamente torna o trabalho mais difícil e tortuoso. Aqueles egos inflados habitando o mesmo espaço muitas vezes causam problemas, tanto entre colegas de trabalho quanto em relação ao próprio trabalho.

Isso é algo que me deixa um pouco irritado.

Tudo bem você ficar feliz por contribuir com a equipe, satisfeito com seu desempenho ou até mesmo orgulhoso de uma idéia criativa. Isso é algo intrínseco ao ser humano. O problema é quando você cruza a linha tênue que separa o orgulho saudável do orgulho puramente medíocre.

O que eu quero dizer com orgulho puramente medíocre?

É aquilo que faz você ficar cego para as coisas que acontecem ao seu redor porque você está muito concentrado em olhar para seu próprio umbigo. É aquele instinto imbecil de gritar aos quatro cantos que a idéia é sua, quando na verdade idéias não pertencem a ninguém. É aquela pessoa que tratam essas "suas" idéias como se fossem filhos ("Olha só que bonitinha, você acredita que é minha filha?"; "Puxou ou não puxou o pai?").

Com isso perde-se o foco, que migra do objetivo de se alcançar o melhor resultado para a simples vontade de defender aquela determinada idéia ou opinião pessoal. Você sabe do que estou falando. É bastante comum no meio publicitário.

Mas por que esse discurso agora? Estaria eu revoltado? Minha mulher dormiu de calça jeans? Não! É porque esse post é justamente uma "homenagem" aos medíocres de egos inflados.

Porém eu não tenho nada a dizer a eles. Apenas divulgarei aqui a ferramenta para que possam se auto-homenagear, masturbando seus próprios egos. Assim quem sabe eles parem de insistir que as pessoas ao seu redor o faça.

Clique aqui e comece a masturbação.

Enciclopédia da propaganda


Aqui vai uma dica de site bem interessante, principalmente para publicitários e outros aficcionados por propaganda.

Estou falando do Advertising Pawn, site que aborda periodicamente diferentes temas relacionados à propaganda. Pode ser um diretor de filmes publicitários, um produto, uma marca ou uma agência.

Por exemplo, no site você poderá ver o trabalho do diretor Dante Ariola, que já fez filmes para a Nike, Heinneken, Johnnie Walker, Levi´s e outras marcas. Tem também um tributo à Honda, com as principais campanhas da história da marca. Um prato cheio para quem gosta do assunto.

Se continuar assim o site pode se tornar uma enciclopédia da propaganda. Espero que sim.

Clique aqui e confira você mesmo.


* Cocada *

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Believe and Leave Nothing

Gostaria de compartilhar com vocês duas recentes super produções da propaganda mundial.
Obras-primas que encantam pela perfeita execução das idéias.

Believe - Halo 3 / X-Box 360º:



Leave Nothing - Nike:



Esse da Nike é dirigido pelo Michael Mann, de Miami Vice, Colateral, Ali, O Informante, Fogo contra Fogo e O último dos Moicanos, cuja trilha sonora também compõe o comercial, tornando-o ainda mais emocionante.


* Banana e Maçã *

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ironia segmentada


Ao navegar pelo blog YesButNoButYes (não tão confiável quanto parece, como você pode ver aqui), deparei-me com a imagem acima. Irônica, pra não dizer desesperadora.

"Verbas de marketing são muito valiosas para serem gastas com qualquer um", diz o pôster num ponto de ônibus em Nova Iorque. Acho que não preciso dizer mais nada.

Ah! Preciso sim! Não consigo evitar de reproduzir a assinatura da empresa, que reforça a linha tênue entre ironia e desespero: "a world of insights". Desespero de ver empresas que se dizem especializadas cometerem erros tão grosseiros assim.

Mas como diz o ditado, casa de ferreiro, espeto de pau.


* Goiaba e banana *

terça-feira, 18 de setembro de 2007

E se... todas as marcas convidassem as pessoas a refletir?

Ontem escrevi um post sobre a nova campanha da montadora Hyundai, que convida as pessoas a refletirem sobre a categoria automotiva e sua relação com os automóveis.

Hoje, ao navegar pelo blog Bicho de Goiaba, deparei-me com uma campanha que trabalha a mesma linha de raciocínio, no sentido de convidar as pessoas a refletirem. Trata-se de um filme criado pela agência The Jupiter Drawing Room (uma das mais criativas e premiadas agências da atualidade) para a Sasol, indústria de petróleo, gás e carvão da África do Sul.

Veja abaixo o filme e perceba a relação entre o pensamento que permeia as duas campanhas (veja os filmes da Hyundai aqui):



Um posicionamento bem interessante e inovador para esse tipo de indústria, e que, assim como no caso da Hyundai, convida as pessoas a pensarem ao invés de simplesmente "cuspir verdades". Mas não ache que isso é para qualquer um. Para convidar as pessoas a refletirem, a marca precisa estar preparada para as respostas que podem surgir. A sua está?


* Vitamina de mamão com banana e sanduíche de presunto com queijo *

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Pense nisso

A nova campanha da montadora Hyundai, veiculada atualmente nos EUA, apresenta um novo modo de pensar a propaganda para automóveis. Ao invés de mostrar carros velozes por rodovias sinuosas ou associá-los a status e (conquista de) mulheres, as peças convidam as pessoas a refletirem. Uma reflexão inteligente e pertinente, diga-se de passagem.

Quando uma montadora cobra pela assistência em rodovias, ela não está apenas ajudando a si mesma? Você não deveria dirigir um carro que infla sua inteligência ao invés do seu ego? Quão estrangeira é uma montadora que produz a maioria de seus carros nos Estados Unidos? Um carro não deveria ter mais airbags do que porta-copos? As montadoras de carro possuem um compromisso com a qualidade ou com a frase "compromisso com a qualidade"?

Essas e outras questões são abordadas na campanha "Think About It", criada pela Goodby, Silverstein & Partners para a montadora coreana. Uma campanha com criação e produção primorosas, que conseguiram transmitir de maneira eficaz o posicionamento almejado pela marca. Veja você mesmo todos os filmetes de 15" criados para a campanha, na sequência:



E você? Está tentando criar campanhas criativas e coerentes, que fujam do lugar-comum da categoria do produto de seu cliente?

Pense nisso. Todos os dias.


* Banana, misto-quente e suco de tangerina *

domingo, 16 de setembro de 2007

Vai um viralzinho aí?

Aproveitando o assunto do meu último post, gostaria de divulgar dois sites cujo objetivo é funcionar como um canal de estímulo à co-criatividade:

SuperVirals e Zooppa.

Eles funcionam mais ou menos assim:
1. As marcas publicam seus briefs de criação.
2. Qualquer mortal com acesso à internet lê o brief e envia sua idéia.
3. Os vídeos mais votados ganham (dinheiro!!!).

Como você pode ver, são verdadeiras comunidades em torno da co-criatividade, que contam com a participação de marcas como Havaianas e Citroen.

E sua marca? Não quer aproveitar o potencial criativo desses sites?

Atualização (18/09): acabo de ler no Advertising Age um artigo sobre o OpenAd, uma comunidade online eslovena onde idéias publicitárias são compradas e vendidas. O slogan do website é "O maior departamento criativo do mundo". Estamos vendo o nascimento da primeira agência colaborativa?


* Banana *

Você já fez uma boa ação hoje?

Atualmente apenas um país continua caçando baleias desenfreadamente: o Japão.

Essa é uma herança da Segunda Guerra Mundial, quando o país precisava do animal para alimentar a população que sofria com a miséria decorrente da guerra. Esse já não é mais o caso. Mesmo assim a caça às baleias continua. Esse foi o mote utilizado pelo artista Koji Yamamura para criar um filme extraordinário para o Greenpeace:



Belo e tocante.

Você tem alguma idéia tão boa quanto? Envie para o Greenpeace. A organização está sabendo aproveitar a onda (que veio pra ficar) da co-criatividade e abriu um espaço para que as pessoas possam enviar suas idéias de campanha.

Clique aqui e veja como você pode contribuir para ajudar a salvar as baleias e outros seres cuja vida está sendo ameaçada por nós, humanos.



Pegue esse job ecológico e torne-se um publicitário ativista! ;)


* Banana *

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Ode à simplicidade


No último feriado fui a Maresias. Lá, sentado na areia à beira-mar, assisti a uma "pelada" entre dois times de 3 boleiros cada. Aquilo me fez pensar, assim como só o mar consegue fazer. Como publicitário, esse pensamento não poderia deixar de estar ligado à propaganda.

Pensei que seria uma boa oportunidade para uma marca de materiais esportivos patrocinar essas "peladas" que acontecem diariamente em cada canto de nosso país. Pelo menos algumas. Não precisaria muito. Bastava dar aos boleiros um jogo de camisetas regata e uma bola. Quem sabe até mesmo dois "golzinhos" com comunicação visual da marca. Quanto isso custaria para uma marca como a Nike? Quase nada.

Eu já imagino a mecânica da ação, mas vou esperar um contato da Nike para revelar... :)

Acredito que isso seja altamente possível, pois está alinhado ao dna da marca, que constantemente aparece na mídia com alguma ação criativa, inovadora e, principalmente, simples. Esse é o caso da ação abaixo, desenvolvida para divulgar o portal de futebol da marca (dica de meu amigo Bruno Scartozzoni, que trabalha comigo no planejamento):



Nada como a simplicidade.


* Iogurte de morango *

How many messages must a man send to friends?


Eu adoro Bob Dylan. Um músico, um poeta.

E no dia 1o. de outubro de 2007, em menos de um mês, será lançado seu álbum de retrospectiva com 3 discos e 51 faixas, entitulado "Dylan".

Para divulgar o lançamento dessa preciosidade musical, que resgata clássicos eternos do folk-rock, nada melhor que aproveitar a força de de transmissão da internet, amparada por uma mecânica simples, mas que por isso mesmo apresenta grande poder viral.

Trata-se de um site criado exclusivamente para a divulgação: www.dylanmessaging.com

Nele você encontra uma já conhecida mecânica viral. A personalização de uma mensagem para enviar aos amigos. Só que essa velha solução ganha força renovada ao explorar a própria imagem de Dylan como o mensageiro que leva sua mensagem aos seus amigos.

Você escreve sua mensagem em um espaço de 10 cartazes, que são revelados 1 a 1 pelo próprio Bob Dylan ao som de "Subterranean Homesick Blues". Acredite, isso é altamente relevante para os fãs do cantor e potenciais compradores do novo álbum. Tanto que eu criei minha mensagem e enviei a amigos que compartilham do mesmo gosto musical.


"Johnny's in the basement
Mixing up the medicine
I'm on the pavement
Thinking about the government..."


* Iogurte de morango *

terça-feira, 11 de setembro de 2007

O caminho dos chips



Este é um vídeo-post, daqueles cujo único objetivo é estimular a reflexão.
O vídeo é antigo, mas só agora tive a oportunidade de colocá-lo aqui.

Você acredita que a humanidade está realmente seguindo o caminho apresentado no vídeo? Deixe um comentário.

* Manga *

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

The Brand Gap



Excelente apresentação sobre branding. Visual excelente e ótima linha de raciocínio.
Fiquei com uma pontinha de inveja... :)

Dica do meu amigo Bruno Scartozzoni, do blog Caldinas, e que também é planner.


* Banana *